terça-feira, 2 de julho de 2013

AÇUDE CALDEIRÃO


O Açude Caldeirão de Piripiri possui 54 milhões de metros cúbicos de água e foi construído pelo DNOCS no período de 1935 a 1947.“O açude foi construído para represar água para o abastecimento humano, irrigação de campos de agricultura e piscicultura e a pouco anos veem sendo explorado o Turismo. 
O açude possui uma estação de psicultura do DNOCS que produz alevinos e faz o empeixamento em açudes públicos do Piauí. Os peixes são reproduzidos no laboratório do DNOCS e lançados nas águas do Caldeirão. São lançados nas águas do açude tilápias, as belas carpas, de cor rósea; tambaqui, piaus e curimatãs.
No Açude Caldeirão, a pesca é feita de forma artesanal pelos pescadores da região, que formam Colônias de Pescadores.
Na região, os irrigantes plantam milho, feijão, mandioca, melancias e cocos.
“O açude tem uma importância muito grande na manutenção da ecologia na região porque a água é um bem importante para a vida, além de favorecer a produção agrícola, o turismo, além do abastecimento de água  que abastece população de cerca 60 mil habitantes de Piripiri”.
Vivem neste paraíso, os patos nativos, as garças, socós, bem-te-vis, que vivem em uma vegetação de transição entre o Cerrado e a caatinga com plantas como marmeleiros, mufumbo, sabiá , oiticica entre outros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário